As talhas da Purificação

BRASÍLIA - 12/10/2024

1 E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus.

2 E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas.

3 E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.

4 Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.

5 Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.

6 E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes.

7 Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.

8 E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram.

9 E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo,

10 E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.

João 2.1-10

No texto citado acima podemos observar que naquele ambiente do casamento, tinha ali seis talhas para o ritual de purificação, onde cada uma delas cabiam entre oitenta e cento e vinte litros de água, segundo a maioria dos estudiosos.

Foi esta quantidade de água que Cristo transformou em vinho de ótima qualidade, vemos o mestre sala fazer um comentário com o noivo a respeito deste vinho. Disse o mestre-sala, o responsável pela organização da festa, normalmente o anfitrião serve o vinho de melhor qualidade e somente depois que as pessoas já estão sobre o efeito dele, ou seja, alegres, é que é servido o vinho de qualidade inferior. Mas com Cristo as coisas são diferentes, tudo que Ele faz tem um resultado melhor que as que acontecem no mundo, da mesma forma vemos com todos os milagres que Jesus realizou.

Vamos aproveitar está história e fazer um paralelo com as cartas às igrejas apresentadas no livro de Apocalipse, capítulos dois e três, assim analisarmos seis coisas que precisamos nos purificar e aprimorarmos nossa relação com as pessoas e principalmente com Deus, nosso Senhor e Mestre.

Na carta à igreja de Éfeso, somos advertidos a retornarmos ao primeiro amor e aquele que assim fazer, terá direito de comer da árvore da vida, que se encontra no paraíso.

Na carta de Esmirna, somos advertidos quanto a passarmos por vários sofrimentos, porém ao que persistir até o fim, esse não experimentará a segunda morte e ainda receberá a coroa da vida.

Para a igreja de Pérgamo, foram advertidos sobre as práticas da imoralidade sexual e a persuadir outros a armar ciladas e a comerem alimentos sacrificados a ídolos, para os que se purificarem destes males e perseverarem até o fim irão comer do maná celestial e receberão uma pedra branca com seu novo nome.
Já a igreja de Tiatira, precisará abandonar os ensinos de Jezabel, que induz seus servos a imoralidade sexual e a comerem alimentos sacrificados, aos que conseguirem não se contaminar com estes ensinos e permanecerem firmes até o fim, receberá autoridade sobre as nações e a estrela da manhã.
Quanto a igreja de Sardes, têm aparência de estar vivo, mas está morto e suas obras são imperfeitas diante dos olhos de Deus, assim, necessita obedecer ao que lhe foi transmitido e perseverando até o fim andarão com Cristo vestido de branco.
Ainda temos a igreja de Laodiceia, que se acha rica financeiramente, porém, não percebe que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu, devendo assim, comprar ouro refinado no fogo, para se tornar verdadeiramente rico, roupas brancas para se vestir e cobrir sua nudez, devendo comprar ainda, colírio para ungir os olhos e poder enxergar a sua situação, ao que arrepender-se a andar diligentemente poderá entrar e cear com o Senhor e ao que perseverar até o fim terá o direito de se assentar no trono juntamente com Cristo.
Para fecharmos as sete cartas das igrejas da Assia, ficou faltando a igreja de Filadélfia, porém, está não tinha coisas para se purificar, mesmo tendo pouca força permaneceu firme na presença e direção de Deus, sendo guardados da hora da provação, por ter guardado a palavra de exortação, assim, guardando o que tem, para não perder a sua coroa, será uma coluna no santuário de Deus e sobre ele será escrito o nome de Deus e da cidade de Deus, também será escrito o novo nome do nosso Senhor.
Desta maneira fechamos está introdução, num assunto tão importante para nós que queremos prosseguir nessa jornada rumo a eternidade em Cristo Jesus, nosso Senhor, e desta maneira, através destas exortações sobre a necessidade de nos purificar e que a cada dia vamos vivendo o evangelho em sua plenitude.
Nos próximos textos desta série vamos aprofundar um pouco mais cada um destes ponto que necessitamos nos purificar.
Vamos juntos nesta jornada.

Confira os últimos textos publicados